Páginas

Comportamento humano em macacos

Não há comportamentos que chame mais a atenção em animais do que a semelhança com à ação humana.

Nos últimos anos foram registrados diversos exemplos de comportamento humano em macacos, que intrigam cientistas, impressionam e até partem corações.

Ambam, o gorila que anda como os homens


Enquanto a maioria dos primatas ainda mantém o costume de andar sobre as quatro patas, Ambam virou um ícone do comportamento humano em macacos ao surpreender o mundo com seu novo estilo de caminhar.



O gorila corpulento, de dorso prateado, chama a atenção de quem passa pelo Port Lympne, um parque de vida selvagem em Kent, na Inglaterra, por sua caminhada sobre as duas patas.

Comportamento humano em macacos





Gorila chora a morte de seu filhote


O caso da gorila do jardim zoológico de Muenster, na Alemanha, que enfrentou a morte de seu bebê, comoveu aos peritos e turistas do zoológico. A gorila leva o pequeno filhote com a cabeça e braços pendurados, e o mais surpreendente, ela estava chorando a morte de seu animal.



“Cláudio morreu nos braços de sua mãe, acreditamos que por uma insuficiência cardíaca” disse Joerg Adler, diretor do zoológico.

Comportamento humano em macacos

Um gorila que fala? Mais ou menos. Ela não pronuncia palavras como os humanos, mas está bem perto disso. A gorila Koko aprendeu a linguagem dos sinais.

Nascida em São Francisco, Califórnia, o treinamento de Koko começou na idade de um ano. A Dra. Francine ‘Penny’ Patterson, sua treinadora, com o tempo avaliou o vocabulário de Koko em mais de 1.000 sinais. Inúmeros documentários foram feitos sobre Koko, incluindo Koko – A Talking Gorilla de 1977.



Comportamento humano em macacos


Macacos usando ferramentas


O uso de ferramentas por macacos é realizado principalmente para executar tarefas simples como a obtenção de alimentos e seu preparo. Alguns primatas têm sido observados enquanto exploravam paus e pedras e usavam-nos para facilitar certas tarefas.

Comportamento humano em macacos


Alguns exemplos deste comportamento humano em macacos incluem gorilas usando pedaços de pau para medir a profundidade de rios, chimpanzés usando uma varas para pegar comida, um bonobo utilizando varas para ‘pescar’ cupins e até mesmo bengalas.

O video impressionante abaixo mostra macacos-prego utilizando pedras como ferramenta para abrir cocos. Além da simples utilização do “martelo” e da “bigorna” os macacos ainda têm o trabalho de deixar os cocos secarem no sol para facilitar sua abertura.




Outro macaco utiliza uma flanela úmida para se refrescar em um dia de calor no zoológico.



O que, aparentemente, mais intriga a sociedade atual é o fato de que, quanto mais evoluímos como seres humanos, e aprendemos sobre a vida, mais nos assemelhamos aos seres que costumávamos nos distanciar.

Cada observação registrada sobre um comportamento inteligente dos animais nos faz sentir menos especiais dentro da natureza e mais responsáveis pela sua perpetuação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário